Esporte

Ferreti conta tudo do Ypiranga, avalia dupla BAVI e opina sobre o futebol baiano

Publicado em 22/07/2016, às 00h00   Yuri Barreto e Marcos Valença // Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Como jogador, Emerson Ferreti teve uma carreira vitoriosa. Revelado pelo Grêmio, ele logo brilhou pelo clube gaúcho, onde conquistou uma Copa do Brasil.
Em seguida passou por clubes como Flamengo, América (RJ), América de Natal, Ituano, Bragantino e Juventude, onde também conquistou a competição nacional. E foi pelo time de Caxias do Sul (RS) que chamou a atenção do Bahia.
O arqueiro chegou ao Tricolor no ano 2000 e logo se tornou ídolo. Mas, a identificação com a torcida não impediu que ele aceitasse uma proposta para defender o rival Vitória seis anos depois. Pelo Rubro-Negro, ele também brilhou, foi um dos destaques da conquista do acesso à Série B, em 2006, e encerrou sua carreira um ano depois.
Já em 2009, Emerson retornou ao futebol para ser dirigente. Naquele ano ele aceitava o desafio de assumir e recuperar um dos grandes clubes baianos, dono de uma bela história, mas que se encontrava em estado crítico, o Ypiranga. 
Hoje, quase sete anos depois, Ferreti, aos 44 anos, vive a expectativa de levar o Mais Querido de volta à elite do futebol da Bahia. O dirigente, que também acumula a função de comentarista esportivo, na rádio Transamérica Salvador concedeu entrevista ao Galáticos Online e contou tudo sobre o Aurinegro. 
O ex-goleiro, um dos poucos que são queridos pelas duas torcidas, de Bahia e Vitória, também avaliou o momento dos dois clubes e opinou sobre o futuro do Rubro-Negro e do Tricolor no Brasileirão 2016. 
Confira tudo que rolou no bate-papo abaixo:
Galáticos Online: O Ypiranga entrou na Série B do Baianão, neste ano, com a novidade do apoio do Bahia. Fale um pouco dessa parceria.
Emerson Ferreti: Fechamos a parceria com o Bahia, que nos disponibilizou uma lista de atletas. Nós pontuamos os que seriam interessante para dar uma reforçada no nosso elenco. Além disso, estamos treinando no Fazendão, com suporte médico e de logistica tudo cedido pelo Bahia. Isso, para nós, minimiza custos, trabalho e ainda conseguimos aprender com um clube grande como as coisas funcionam.
Galáticos Online: E sobre os atletas cedidos pelo Bahia, o que tem a dizer?
Emerson Ferreti: Os atletas cedidos pelo Bahia são de muita qualidade. Apesar de serem jovens, são jogadores de muita qualidade.
Galáticos Online: Após anos na Série B e depois de bater na trave nas últimas tentativas, acredita que a hora do retorno à elite do Baianão chegou?
Emerson Ferreti: Nossa expectativa é de subir. Sempre montamos times competitivos e com condições de subir, mas não conseguimos por vários fatores. Agora, o que nos faz acreditar que conseguiremos é a parceria com o Bahia, que nos deu condições de trabalho já citadas, que são muito boas. Então, com isso tudo, esperamos que dê certo e desta vez a gente suba.
Galáticos Online: E sobre sua gestão à frente do clube. Conte como encontrou o clube e o que conseguiu de melhorias para o Mais Querido.
Emerson Ferreti: Chegamos ao clube há quase sete anos, final de 2009. O clube estava praticamente fechando as portas, abandonado, sem a posse do seu único patrimônio, a Vila Canária, que tinha sido arrematada em um leilão da Receita Federal. Estava ainda com várias dívidas na justiça, com estrutura física toda deteriorada, sem futebol funcionando. Foi um quadro desolador, de terra arrasada mesmo. Mas, se não subimos para a 1ª Divisão nesses últimos anos foi por insucessos dentro de campo, pois tivemos muito sucesso fora. O clube hoje está vivo, recuperou seu patrimônio, a Vila Canária é do Ypiranga novamente, pagamos as dívidas na Justiça e hoje temos pouquíssimos débitos. Recuperamos parte da nossa estrutura física. Estamos com atividades variadas. Tudo isso é trabalho feito na nossa gestão. Para coroar isso, falta o sucesso dentro de campo, que é a subida para a 1ª Divisão. Vai acontecer.
Galáticos Online: Agora falando sobre as campanhas dos grandes clubes baianos no Brasileirão. Você, como comentarista esportivo, qual avaliação faz da dupla BAVI até aqui?
Emerson Ferreti: A campanha do Bahia ainda é ruim. O Bahia, se ficar do 5º lugar para baixo será muito ruim, pois as condições que o Bahia tem, o favoritismo é para estar entre os quatro primeiros colocados da Série B. Qualquer coisa fora disso a avaliação é que não é boa. O Vitória, se levar em consideração o objetivo de não cair, mesmo que eles não falem isso, que digam que não seja esse o objetivo, acredito que a campanha é satisfatória.
Galáticos Online: Acredita no acesso do Bahia? E o Vitória, como acha que terminará a Série A?
Emerson Ferreti: Acredito no acesso do Bahia sim, ainda há tempo para que mude e volte ao rumo das vitórias. O Bahia tem tudo para voltar ao G-4. Quanto ao Vitória, vejo grandes possibilidades de permanecer na Série A. Hoje, vejo o Vitória como muito mais possibilidades de permanecer na Série A do que ser rebaixado.
Galáticos Online: Para encerrar, você, como dirigente, qual avaliação faz do futebol baiano hoje?
Emerson Ferreti: O futebol baiano ainda precisa melhorar sua estrutura, sua parte física, com melhores estádios, melhores campos. Precisa melhorar também a sua organização, sua divulgação, para atrair mais dinheiro e com isso melhorar a qualidade. É um ciclo que precisa ser invertido para que os resultados em campo, principalmente a nível nacional, sejam mais expressivos. Nossos times, hoje, estão muito fracos quando cruzam com outros. Começamos a ver um movimento no Fluminense de Feira e esperamos que seja uma mudança. Precisamos dessa mudança, pois o futebol baiano caiu muito nos últimos anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags