Especial

Leandro Guerrilha volta à rádio e não tem medo de cobranças ao vivo

Imagem Leandro Guerrilha volta à rádio e não tem medo de cobranças ao vivo
De volta à Itapoan FM na noite de Natal, o radialista e vereador Leandro Guerrilha (PSL) conta ao Bocão News as novidades do seu programa que irá ao ar todos os dias às 10h. Como legislador, Guerrilha tenta aprovar projetos vinculados às atividades de comunicação, em especial para o rádio. Teça elogios à administração do prefeito ACM Neto (DEM) e critica a gestão do  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/12/2013, às 00h00   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

De volta à Itapoan FM na noite de Natal, o radialista e vereador Leandro Guerrilha (PSL) conta ao Bocão News as novidades do seu programa que irá ao ar todos os dias às 10h. Como legislador, Guerrilha tenta aprovar projetos vinculados às atividades de comunicação, em especial para o rádio. Teça elogios à administração do prefeito ACM Neto (DEM) e critica a gestão do ex-prefeito João Henrique, que atualmente é seu correligionário. Apesar disso, não foge aos questionamentos sobre seu novo companheiro de partido e as condenações por órgãos de controle externo. Para Guerrilha, mesmo com todos os problemas enfrentados, JH ainda é um “campeão de votos”. Ainda comenta sobre sua pretensão política e deverá ser candidato a deputado. Uma dobradinha com JH é possível, caso o ex-prefeito não se torne inelegível.

De volta à Itapoan FM na noite de Natal, o radialista e vereador Leandro Guerrilha (PSL) conta ao Bocão News as novidades do seu programa que irá ao ar todos os dias às 10h.

Como legislador, Guerrilha tenta aprovar projetos vinculados às atividades de comunicação, em especial para o rádio. Teça elogios à administração do prefeito ACM Neto (DEM) e critica a gestão do ex-prefeito João Henrique, que atualmente é seu correligionário. Apesar disso, não foge aos questionamentos sobre seu novo companheiro de partido e as condenações por órgãos de controle externo.

Para Guerrilha, mesmo com todos os problemas enfrentados, JH ainda é um “campeão de votos”.

Ainda comenta sobre sua pretensão política e deverá ser candidato a deputado. Uma dobradinha com JH é possível, caso o ex-prefeito não se torne inelegível.

Leia abaixo a entrevista na íntegra:


Edição: Juliana Nobre

BNews - Qual a sua expectativa com esse retorno ao rádio?

Leandro Guerrilha - Primeiramente, é um prazer estar no Bocão News. Eu não saio de casa sem acompanhar as notícias e a minha volta a Itapoan, após 10 anos, era um sonho desde então. Assim como o jogador de futebol vislumbra a Seleção Brasileira, voltar para a Itapoan era o meu sonho. E trabalhar com Jeffinho, Ana Paula, Evanio, que eu considero a seleção brasileira do rádio. Serviu quando coloquei meu nome a disposição quando sai da última emissora e o que me fez aceitar o convite foi continuar falando com o meu público. Isso eu não abro mão das mensagens, das histórias, de falar ao vivo com as pessoas. A Itapoan já é por si só uma alegria. E ir para lá vai ser mais alegre ainda. Vamos conseguir formar um time de campeões.

BNews - Qual a característica do programa?

LG - Entretenimento. É naquele momento que você está em casa querendo ouvir coisas boas, refletir sobre a sua vida, uma pulsão de ânimo, lembrar que Deus existe. Falando de como você pode virar o jogo na sua casa e ter um melhor relacionamento com os pais, ser melhor a cada dia. Sempre digo que é uma forma de fazer uma política positiva. Porque se nós preparamos o ser o humano para tratar melhor o outro e o que nós temos estamos formando pessoas de bem.

BNews - Na condição de vereador você não se preocupa com as cobranças que poderão vir no rádio? Qual a sua expectativa diante disso?

LG - Meu público já me conhece e ele só votou em mim com essa garantia de não largar o rádio. Eu sempre digo que eu faço política com o microfone. Qual a diferença? Falando e fazendo. Eu posso falar do rádio sobre a política, eu tenho o poder de denunciar alguma coisa que acontecer na cidade, e também na Câmara indicando leis, projetos. Eu sou o vereador hoje na Casa com o maior número de requerimentos. São mais de 750 requerimentos desde o começo do mandato. São requerimentos de tapa-buracos, asfaltamento, iluminação, poda de árvores, requalificação de mão-de-obra de motoristas, de encostas. Então estamos, graças a Deus, conseguindo ajudar a população com esse trabalho, falando e fazendo.

BNews - É importante frisar que não há nenhum impedimento legal para que um vereador exerça função em uma rádio.

LG - Não há e vários políticos, grandes profissionais fazem hoje programas no rádio. Justamente em defesa dos seus interesses e da população. Lógico que eu tenho o meu tempo reduzido. Se eu tiver, por exemplo, uma audiência pública pela manhã ou encontro com prefeito, aí sim é que o vereador deixa de ser radialista. Mas eu sou radialista e estou vereador. Eu não vou abrir mão do microfone, mas hoje a minha prioridade é sim ser vereador para atender a população.

BNews - Das 10 às 12h você não tem nenhum compromisso parlamentar?

LG - Eu faço a minha agenda. As sessões na Câmara acontecem pela tarde e eu estou presente em todas elas. São mais de 85 sessões, somente este ano, que já é um recorde no Brasil e eu estive presente, seguramente, em 98% delas. Em todas as votações, discussões e reuniões também. Meu público entende que quando não estou no rádio é porque estou sendo vereador.

BNews - Muita gente quando entra para o primeiro mandato se surpreende com o que encontra na Câmara. Do ponto de vista de radialista que cobrava ações, o que você percebeu lá? Como você enxerga a máquina de dentro dela?

LG - Quando eu me preparei para ser vereador há 10 anos eu já vinha estudando os trâmites, mas nunca é igual. Uma coisa é pratica, outra é teoria. Claro que me assustou um pouco, pois as coisas não são do jeito que você imagina ou como você quer. Mas eu estou muito feliz por fazer parte de um novo projeto político. ACM Neto tem uma proposta maravilhosa para Salvador, de mudanças reais. Sem querer jogar sopa em A ou B, mas nós tínhamos uma Salvador ainda muito carente, então o prefeito tem organizado a cidade. Nós sabemos que vivemos ainda a era do outro prefeito em relação à programação de investimentos e realizações. Passamos um período de chuva complicado, de reajustar o IPTU, programas que vai arrecadar mais. Hoje, Salvador já arrecada mais e melhor. Na cultura então, nós temos um trabalho fantástico. Acredito que a partir de 2014, com um a legislatura com 50% de vereadores novos, e com vereadores como Waldir Pires, Edvaldo Brito, com mais experiência, isso qualifica a bancada. Os que chegaram e os que ficaram realmente tem uma nova visão da política. Chegaremos em 2016, olharemos para trás e veremos o quanto melhoramos essa cidade. Vem aí a Copa, melhorias na mobilidade urbana, programa Casa Legal.
É importante dizer que o prefeito ACM Neto valoriza muito o Legislativo e essa parceria tem feito muito pela cidade e só quem ganha é a população.

BNews - Você fala de mudanças de paradigmas. Você é do PSL e acaba de receber de braços abertos o ex-prefeito João Henrique, que trás na bagagem oito anos de administração, muitas divergências e críticas, além de condenações por órgãos de controle externo. Como você recebeu o ex-prefeito JH e como não critica-lo sendo ele seu correligionário?

LG - Eu critico sim o que ele deixou de fazer na cidade como prefeito. Mas não dá para negar que ele é um campeão de votos. Qualquer cargo que João Henrique disputar hoje, para deputado estadual ou federal, ele será campeão de votos. Se ele conseguir se livrar dos problemas judiciais, tenho a certeza que ele será bem votado e ajudará muito o partido. Aí nós temos que separar o homem da instituição. Para o partido, maravilhoso o nome dele. Agora ele tem um grande problema que são as contas rejeitadas. Se ele conseguir driblar e se livrar da condenação, com certeza ele será um dos nomes da Câmara Federal ou Estadual.




BNews - Hoje quais são os principais entraves da Câmara Municipal de Salvador?

LG - Temos um grande problema com a mobilidade urbana; a Lous que está em discussão agora; o regimento interno da Casa que está antigo. A pedido da mesa, Edvaldo Brito foi o relator. Agora virão as emendas e os vereadores estão estudando o texto e vamos mexer. Acredito que o cidadão precisa e quer uma nova postura dos vereadores de Salvador.

BNews - Você acredita que a dinâmica, as práticas internas da Câmara mudaram nessa nova legislatura?

LG - Se começar pelo número das sessões já é uma mudança. O voto aberto é outra mudança. Eu ouvi dizer que as sessões não chegavam até às cinco da tarde. Hoje chegamos até 18h e já viramos noite discutindo os projetos da cidade. Parece que nós vamos levar o natal e ano novo votando porque ainda temos votações atrasadas. Tem a LOA, PPA e o orçamento, principalmente.

BNews - Você que é envolvido com a cultura, participou das discussões sobre o sistema municipal de Cultura? Como vai ficar?

LG - A cidade vai ganhar muito. Nós somos culturais. A cidade respira cultura. Nós temos o sistema criado pelo Executivo que vai melhorar e ampliar as ações. O primeiro carnaval de Salvador será marcado por algumas mudanças positivas. Algumas que ainda precisam de ajustes, mas o próprio prefeito diz que não é uma forma definida. Vamos colocar algumas coisas e no ano que vem se for bom, a gente continua. Se não for, se adequa. O horário do Afródromo, de não retornar para a Carlos Gomes e desembocar na Castro Alves. A questão de diminuir o investimento público – conseguimos diminuir em quase 8% - e aumentar o privado. Arrecadação zero. O que sobrar será investido em cultura. E não é só o carnaval. Tem as festas de largo, São João, Ano Novo, Pelourinho. Enfim, a cultura hoje é olhada com muito carinho.

BNews - Muita gente critica as intervenções que estão sendo feitas na orla de Salvador, principalmente na Barra; recapeamento nas principais vias da cidade. Você é uma pessoa ligada ao Subúrbio Ferroviário, e outros bairros da periferia, que tem reclamado de estar sendo “escanteada” por essa nova administração. Como você vê isso e o que pode dizer para essas pessoas?

LG - Que tenha calma porque o prefeito ACM Neto vai fazer. Para chegar, por exemplo, nas vielas vamos consertar primeiro as vias principais. Até para se ter mobilidade para sair da sua casa. Tem muitos becos, bairros que realmente precisam de mudanças com bastante urgência. Eu realmente ando por esses lugares que não tem nada, não tem asfalto, iluminação, saneamento básico, nem segurança. Nós vamos chegar lá. A cidade tem o compromisso do Executivo e do Legislativo e essas pessoas são identificadas. Pelo próprio reordenamento da cidade, oo IPTU com o recadastramento, para saber onde você mora. Olha a importância disso. É tudo planejado, justamente para saber onde você está. A cidade está sendo enxergada. Aquele que cadastrou ou recadastrou o seu imóvel, pode ter certeza que a prefeitura vai chegar. É só falar com os vereadores porque esse é o nosso papel, de fiscalizar o Executivo e criar leis.

BNews - É um debate em todas as Casas Legislativas do país, desde a Constituição de 1988, de que nenhum vereador pode criar leis que onere o Executivo. Tem as emendas e as indicações que podem ser acatadas ou não. O que você pensa dessa regra?

LG - Eu acho que isso precisa mudar, mas também entendo que se todo mundo quiser mudar o Brasil ou município será um problema né. Existe o ditado que diz que ‘médico, louco e técnico de futebol todo mundo tem um pouco’, e podemos acrescentar que de político também. Mas nós podemos sim mudar, com inteligência, saber o que é prioridade para melhorar a vida da cidade e facilitar. A indicação já é uma ajuda até para o governo federal. Eu indiquei para a presidente Dilma, a contratação de somente profissionais habilitados para o rádio. Porque não é justo a gente estudar por anos e ver nossos cargos ocupados por outros sem. Não é que não mereçam, mas é justo que a vaga seja preenchida por alguém da área. E ela acatou.

BNews - Na Câmara Municipal, o jogo é duro?

LG - Duríssimo. Mas, a gente com habilidade consegue tocar a bola, mudar de posição, avançar um pouco e recuar quando necessário. Mas eu digo que hoje o jogo é mais duro, porém é mais justo.

BNews - E o jogo é sujo?

LG - Não, não diria isso. Nós estamos falando de uma cidade com mais de três milhões de habitantes e que respira mudanças. Não podemos aceitar que Salvador seja a penúltima cidade em arrecadação. Não podemos aceitar que a maioria não tenha um trabalho digno, que não tenha segurança. Então o jogo precisa ser duro. Para virar precisa ser duro.

BNews - Falando agora de pretensões políticas. Você vai concorrer para deputado em 2014?

LG - Estou esperando ainda uma definição. Meu desejo pessoal é cumprir o meu mandato, mas na política existe o chamado “cavalo selado”. E conversando com meu presidente Toninho e a executiva, nós temos o nosso nome bem avaliado para nos lançarmos para deputado. Esse não é meu desejo pessoal, mas sou partidário, eu sou do PSL e se o partido entender que o nosso nome vai contribuir neste momento, aí sim nós colocamos o nosso nome à disposição.

BNews - Já se entendeu com José Trindade?

LG - Não houve desentendimentos. O que houve foi a precipitação em dizer que ele iria me expulsar do partido e nós sabemos que quem pode fazer isso é a executiva municipal. Eu não deixei de votar. Fui eu que procurei por ele para nos entendermos sobre a votação do ISS do metrô. Apenas eu precisei me ausentar porque não houve sessão, então eu não precisava ficar. Quando houve, ao contrário do que foi dito, eu votei por entender que era bom para a cidade. O meu voto na Casa é independente. Eu voto de acordo com aquilo que eu acredito. Quem me colocou lá foi a população. Escolheram Leandro Guerrilha para representar a população. E devo satisfações aos meus eleitores.

BNews - Para concluir, o que as pessoas podem esperar do radialista e vereador?

LG - A família de Salvador hoje tem um representante no rádio, que está todos os dias alegrando e lembrando o nome de Deus, da positividade. Vou fazer 21 anos de rádio no dia 31. Estarei estreando no dia 24 na Itapoan FM e será um presente de natal, com sorteios de prêmios e brindes, celebrando a minha volta para essa rádio que é um sonho para qualquer profissional. E janeiro, estarei dia 5 no ar. Como político, a defesa da família. Me proponho a estar todos os dias na Comissão Especial da Família, do Carnaval e da Defesa da Mulher também. Espero que a cada dia tenhamos esse discurso afinado. Acordo e durmo todos os dias com a esperança de ter uma Salvador melhor para as famílias porque não dá para ter alegria sem ter emprego, sem segurança. É preciso mais justiça social, saúde, melhor distribuição de renda. E lógico que como sendo a capital da alegria, mais música. Que as pessoas tenham sentimento de dever cumprido, de uma cidade bem cuidada. E que juntos faremos muito mais, e a população precisa corresponder. Precisa contribuir e preservar para termos uma cidade ainda melhor.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags