Política

Será? O PT ajudou Temer?

Publicado em 07/08/2017, às 10h19   José Medrado*


FacebookTwitterWhatsApp

Mistéééério. Uma pergunta ficou no ar  e na percepção de muitos: afinal de contas o PT ajudou a Temer ficar? Mesmo votando contra ele?
Muitos analistas políticos disseram que sim, em momento que favoreceu o quórum para que na última quarta-feira a denúncia contra o presidente Temer fosse arquivada pela Câmara Federal. A estranheza se verificou por conta de algumas movimentações de seus representantes. O líder do partido, por exemplo, o deputado Zaratini (SP) era voz firme em tentativa de convencimento de toda da oposição para que se garantisse a presença  dos 432 deputados, sob o argumento de que não se evitaria, de forma contrária, a votação e a vitória do governo. Estranho. Eles não tinham uma planilha de que as favas estavam contadas pró governo? Então para que dar quórum?
As suspeitas se confirmaram quando o governador Rui Costa exonera dois secretários para votarem contra Temer. Diziam eles que queriam dar os seus votos “em um momento histórico”. Ora, ora a pergunta persiste: Não sabiam de que a vitória do presidente era certa? Que a preocupação do governo federal era exatamente se não desse o quórum para o início da votação? Quem imaginaria que eles dariam votos a favor da continuidade da denúncia? Mas ajudaram, sim, a aumentar o quórum.
Infelizmente, tenho visto que, de um modo geral, o dito por um político deve ser tomado como mentira e dissimulação, até que ele prove o contrário. Infelizmente, repito, é assim. Sem falar aqui na questão do interesse eleitoral sucessório no nosso estado.
Há ainda os que defendem que para a candidatura de Lula, Temer ficar sangrando, sem força, favorece no script do PT. Dá argumento, material de oposição. Sem falar, também, por outro lado, que o governo Temer tem feito muitos movimentos para arrefecer a Lava Jato, por motivos óbvios e naturalmente isso também ajuda a muitos do PT. A verdade é que não iremos saber, a não ser daqui algum tempo, em alguma “delação” de ressentidos.
* José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp