Política

Povo alienado?

Publicado em 12/06/2017, às 09h29   José Medrado


FacebookTwitterWhatsApp

Aqui no BNews, em matéria “Ato contra Temer reúne artistas e shows atraem público interessado em diversão”, revelou de forma já sabida, mas sempre muito triste de se ler, que o nosso povo, via de regra, é alienado. Alguns entrevistados, a matéria registrou, falaram porque estavam participando... decepcionante: eles queriam mesmo eram os shows. E aí a questão não é de instrução, de estratificação social, de forma alguma, vide as redes sociais, mas é por ignorância, falta de informação, do conteúdo mesmo da vida política.

Faz alguns poucos anos que um estudo denominado “Perils of Perception” (“Perigos da percepção”, em tradução livre) mostrou que muitos brasileiros não têm conhecimento de fatos básicos sobre questões envolvendo a sua cidadania. A pesquisa foi conduzida pelo instituto Ipsos Mori, que estudou 33 países, e o Brasil ficou no terceiro lugar, como um dos países mais “inconscientes”, alienados, no mundo, atrás apenas  do México e da Índia.

Não é de hoje que a população brasileira sabe das rapinagens de muitos dos políticos, quem não lembra do axioma de Paulo Maluf?– “Rouba, mas faz” -, pois é e ele continua aí na política, ainda que recentemente condenado. O povo, no geral, não guarda a ideia de consequência de suas omissões; não reposiciona seus conceitos, e o mais importante: seus votos.

O fato, infelizmente, é que surgem dois tipos de alienado nacional, segundo a pesquisa: os que absorvem tudo que lhe é transmitido, sem qualquer visão crítica – ouviu, acreditou, sem pesquisarem a realidade dos fatos, as fontes, os interesses e, por outro lado, há aqueles que optam simplesmente por se afastarem. Não querem saber de nada, mesmo guardando a informação de que suas vidas são manipuladas pelos senhores donos do poder. Não compreendendo a dinâmica da máquina ilusionista montada por políticos e afins, esses alienados se tornam em hipnotizados a espera de um salvador da pátria, que venha com seus discursos e práticas demagógicas, enganadoras, que a muitos convencem pelo script dado pelos fazedores do marketing. Precisamos de gente nova, sim, em nossas conduções, mas sem o discurso de salvador.

O povo está aí sendo enganado, de todos os lados, mas parece que não liga patavinas. Vide todas essas reformas que estão em pauta. Tenho certeza que desconhece o que  afetará suas vidas, pois acredita nas propagandas.  Esse quadro precisa mudar, inclusive por conta dos nossos filhos. É preciso que o povo conheça a fundo tudo que vem de proposta dos senhores do poder, de suas ações, posições, a fim de depois não ficar apenas nas mesas e redes sociais reclamando o que permitiu, até por omissão,  acontecer.

* José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags