Política

Quando sai uma nova pesquisa...

Publicado em 10/06/2017, às 10h51   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa eleitoral na Bahia, nos últimos anos, sempre é sinônimo de alvoroço no cenário político, principalmente quando há o comparativo da sua divulgação com o resultado propriamente dito das urnas.

O novo levantamento divulgado pela Record TV Itapoan começa a jogar lenha na fogueira eleitoral  de 2018, cuja tendência é só esquentar.

As manifestações dos núcleos opositor e situacionista eram as esperadas após o resultado. O prefeito ACm Neto (DEM) - que ainda não se disse candidato - líder em todos os cenários do levantamento. Rui Costa (PT) só aparece na frente quando confrontado com Otto Alencar (PSD), seu aliado de primeira hora, até então.

O PT ia espernear como naturalmente o fez. Desmereceu o instituto e relembrou que de 2006 pra cá, os candidatos do DEM sempre estiveram na frente e na hora do vamos ver o jogo vira e o PT é eleito. Rui no início da última campanha começou bem lá atrás.

Não que eu seja advogado da Paraná Pesquisas, até porque ela cravou Aécio Neves eleito presidente do Brasil em 2014 e foi um erro feio, mas ela acertou os levantamentos do pleito soteropolitano.

Os Democratas, vacinados há 12 anos sobre essa situação, pregaram cautela, mas no fundo adoraram o resultado, pois foi o estalo que faltava para começarem as articulações ainda mais interior a fora. O próprio Neto pregou essa cautela, contudo, se a carruagem for a esse galope, terá justificativa para apresentar ao soteropolitanos na hora de abdicar do Palácio Thomé de Souza.

O certo é: está muito longe. Realmente a pesquisa nessa altura do campeonato não quer dizer muito quando se procura mensurar o resultado para 2018. Se esquenta o clima e o noticiário? Claro! Entretanto, o levantamento deixa claro que teremos uma das disputas mais acirradas dos últimos anos para o governo.

* Victor Pinto é jornalista formado pela Ufba, sub editor de política do Bocão News, membro da coordenação da Rádio Excelsior da Bahia e diretor do jornal Correio do Mês de C. do Coité.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp