Esporte

A imprensa esqueceu a final

Publicado em 18/05/2013, às 12h56   André Curvello - Jornalista e rubro negro


FacebookTwitterWhatsApp

Será que a crise que o Esporte Clube Bahia vive é mais importante que o Campeonato Baiano? Parece que sim, na visão de boa parte da nossa imprensa. 

Esqueceram a final, que será um clássico entre dois dos principais times do Nordeste. Só lembrando, domingo, dia 19 de maio de 2013, tem BA X VI, no Barradão. No primeiro jogo, o Vitória ganhou de 7 a 3.  Também lembrando: é final, tudo pode acontecer, ainda não existe um campeão.

Jornalistas baianos apontam o Vitória como campeão, o que pode acontecer  - é franco favorito -, mas ainda faltam 90 minutos de bola rolando. Os mesmos jornalistas sejam eles de tv, radio, jornal ou internet estão achando mais importante o movimento contra a atual diretoria do Bahia do que a finalíssima do nosso campeonato.

Tenho o maior respeito pela imprensa, sou contra conselhos ou qualquer mecanismo de tente implantar censura, sou defensor do amplo e irrestrito direito a liberdade de expressão.  Meu avó era secretário de redação de O Imparcial, matutino que chegou a rivalizar com A TARDE, então vespertino. Meu pai foi editor-chefe de A TARDE e eu segui os passos da família. Portanto, sou jornalista e defensor da imprensa, mas esta crítica merece ser feita.  Não esqueçam que em passado recente a imprensa lutou  a favor do campeonato regional quando muitos sugeriram a sua extinção. Hoje, temos o modelo do Campeonato do Nordeste e nosso Baianão, que bem ou mal, aquece a torcida, gera receita para muitos que vivem direta ou indiretamente do mundo da bola. Gera empregos.  Este ano, a cidade de Juazeiro arrasou e quase emplaca um finalista ou quem sabe dois.

Gente, com todo o respeito ao Bahia e ao seu momento, mas a competição é mais importante.

Todas as últimas pesquisas que abordaram o percentual de torcedores na Bahia e no Brasil, mostram que as torcidas de Bahia e Vitória têm praticamente o mesmo tamanho. A diferença é menos de 10 por cento a favor dos tricolores.  O Vitória já mostrou inúmeras vezes a força da sua nação.  Foram recordes e recordes de público no Brasileirão do ano passado. Nos últimos dois Bavis a torcida compareceu em massa à Itaipava Arena Fonte Nova e proporcionou belos espetáculos. Na final do Barradão, amanhã, espera-se nova festa da torcida rubro-negra. O que é preciso dizer aos colegas da  imprensa é que o público é praticamente dividido entre rubro-negros e tricolores. Portanto, respeitem isso!

Não estou discutindo preferência. Cada um torce para quem o coração mandar. Cada um tem um time no coração. Eu mesmo sou Vitória com muito orgulho, muito amor. Estou discutindo jornalismo, fato, notícia...Parece que a final perdeu a importância, que o campeonato é um nada, que o Vitória não teve méritos para chegar onde chegou e com a vantagem que conquistou no campo.  Não consigo entender. Ah, no meio de tudo isso, teve uma emissora de tv que convidou um ex-dirigente rubro-negro, oposição a atual diretoria, para dar entrevista na semana do clássico. Por que não um dirigente atual?  Gente, bem ou mal, o Vitória tem uma diretória que arrumou a casa, transformando o Leão no mais bem organizado clube do futebol brasileiro. O time precisa melhorar? muito, se quiser atingir objetivos mais altos no Brasileiro .  Mas não podemos esconder os méritos da equipe liderada pelo presidente Alexi Portela.

Mas do que ressaltar a crise do Bahia, a imprensa deveria dar mais valor e atenção a final. E por que não ao Vitória? Ou será que é verdadeira a tese de que a imprensa é tricolor? Não acredito nisso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags